Design no gelo: arquitetura e patinação

Pistas de patinação e gelo combinam temperatura, atmosfera e estruturas. Entre esporte e lazer, esses espaços são projetados em torno da experiência e do tempo como alguns dos espaços públicos mais interativos. Como uma arquitetura de recreação e lazer, os centros de patinação também abrigam uma variedade de esportes. Hoje, a arquitetura dos espaços de patinação engloba uma gama de programas e abordagens formais que definem algumas das atividades mais emblemáticas e sociais.

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 2 de 11Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 3 de 11Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 4 de 11Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 5 de 11Design no gelo: arquitetura e patinação - Mais Imagens+ 6

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 2 de 11
© Grigoriy Sokolinsky

Em todo o mundo, as famosas pistas de gelo do Canal Rideau ao Rockefeller Center oferecem lugares para as pessoas patinarem e se reunirem. As pistas artificiais remontam à “febre pelas pistas” da década de 1840 e à primeira pista de gelo mecanicamente congelada do mundo, o Glaciarium. Os espaços a seguir combinam áreas para patinação e esportes com ambientes para os espectadores e eventos sociais em uma variedade de climas e países. Juntos, eles mostram como arquitetos e designers estão repensando os locais de patinação para envolver as condições cívicas, naturais e urbanas.

Ice Sports Center / Architectural Design and Research Institute of Harbin Institute of Technology

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 3 de 11
© Wei Shuxiang

O layout funcional e o projeto deste centro esportivo é baseado principalmente na organização racional dos eventos e do entorno ambiental. Sua forma foi pensada para proporcionar aos atletas e aos cidadãos espaços de atividades diversas: duas entradas principais previstas nos lados norte e sul, três quadras principais, sendo, o ginásio de patinação de velocidade, a quadra de hóquei no gelo e a de curling, organizados próximo à entrada para facilitar a organização de eventos e a evacuação de pessoas. Além disso, foram incluídos o apartamento do atleta e o centro de mídia, etc., que atendem aos eventos esportivos, dispostos na margem afastada da estrada da cidade. Os três salões e o centro médio apresentam um layout em forma de anel, como uma flor de lótus de neve.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong / BIAD-ZXD ARCHITECTS

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 5 de 11
© Zhepeng Zhang

O Centro de Esportes no Gelo Wukesong é o centro de treinamento de hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Ele fica localizado na extremidade sudeste do Complexo Esportivo Wukesong, próximo da rua Changan, e sua posição no complexo é simétrica ao estádio de basquete, a oeste. O projeto consiste em dois níveis acima do solo e dois níveis subterrâneos. Os níveis inferiores comportam as instalações necessárias para a quadra de gelo da arena, com capacidade para 1.900 espectadores. Também no subsolo, encontram-se outros espaços referentes a cultura do esporte com capacidade para 900 espectadores.

Killarney Ice Rink + Lobby / Acton Ostry Architects

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 8 de 11
© Nic Lehoux

O projeto Killarney Ice Rink + Lobby é uma substituição de uma pista de gelo e lobby existentes no Killarney Community Center em Vancouver, composto por uma piscina, uma pista de gelo, um ginásio e outros espaços de atividades. A renovação do complexo do Centro Comunitário Killarney aprimorou o acesso às instalações de modo que possam continuar a servir seu papel vital como um centro social chave do bairro de Killarney. A arena foi projetada para atuar como um local de treinamento de patinação de velocidade de curta distância para os Jogos de Inverno de 2010.

Ice Rink by the Sea / AB CHVOYA

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 11 de 11
© Grigoriy Sokolinsky

A pista de patinação à beira-mar no porto de Sevkabel é um pequeno projeto sazonal temporário encaixado no masterplan do território da histórica fábrica de Sevkabel (Siemens & Halske), localizada na Ilha Vasilyevsky. A estrutura do rinque deriva da localização à beira-mar, assim como do contexto industrial. A pista de gelo quase retangular foi bem ajustada entre a cerca e o edifício industrial existente. No centro da pista existem árvores preservadas que formam uma pequena ilha redonda que naturalmente divide o gelo em várias zonas.

Ice Rink of Liège / L'Escaut Architectures + BE Weinand

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 4 de 11
© Marc Detiffe

Na raiz do projeto: uma forma redonda, fluida e generosa, como uma metáfora de um universo de gelo. À medida que sua construção avançava: surgia um monstro marinho, uma baleia coberta com 200.000 escamas de alumínio. A nova pista de gelo de Liège está inserida em um vazio da Médiacité, projeto de desenvolvimento imobiliário privado que veio para reconstruir uma antiga indústria na margem direita do Meuse. O local herda várias restrições, que esclarecem a forma autônoma e unitária, até incorporar o acesso ao estacionamento do shopping: a cabeça da baleia.

New Ice Skating Hall / Herrmann + Bosch Architekten

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 6 de 11
© Ralf-Dieter Bischoff

O novo centro de patinação no gelo está localizado bem no meio do centro esportivo e a área de recreação dos Waldau em Stuttgart, Alemanha. O projeto foi desenvolvido em algumas etapas. Anteriormente o complexo de patinação no gelo estava inserido em um pequeno prédio. O novo projeto previu um grande salão de patinação no gelo coberto e um salão de patinação no gelo menor fechado e ventilado com um prédio de serviços no meio.

LeFrak Center at Lakeside / Tod Williams Billie Tsien Architects

Design no gelo: arquitetura e patinação - Imagem 10 de 11
© Michael Moran, OTTO

Liderado pela Prospect Park Alliance e pelo Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York, o Centro LeFrak em Lakeside é uma instalação de patinação e recreação com cerca de 7.000 m² ( 75.000 ft²), aberto durante todo o ano, que será inaugurada em dezembro. Com programação que inclui patinação no gelo no inverno, patinação de verão e aquecimento de água, combinado com uma paisagem restaurada e um acesso amplamente melhorado ao parque, o Centro LeFrak em Lakeside visava ser um novo destino extraordinário para a comunidade do Brooklyn, os nova-iorquinos e os visitantes.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Design no gelo: arquitetura e patinação" [Design on Ice: Architecture & Skating] 08 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977762/design-no-gelo-arquitetura-e-patinacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.